Pérola do Bolhão
O Porto não é um lugar. É um sentimento.
Agustina Bessa-Luís (1922-2019)
Fundada a 23 de maio de 1917, a Pérola do Bolhão é um dos últimos bastiões do comércio tradicional no Porto. Nasceu do sonho de António Reis e quatro sócios que, num edifício projetado pelo arquiteto Correia da Silva em 1914, transformaram um antigo charco num ponto de encontro de aromas e sabores do mundo. É desse charco que vem o nome “Bolhão”, onde outrora os cavalos dos carros de tração animal iam beber antes da chegada do elétrico.
A fachada em Arte Nova, revestida com azulejos da Fábrica Cerâmica do Carvalhinho de Gaia, é um hino ao exotismo das rotas das especiarias. Os painéis retratam figuras indígenas, símbolos das terras distantes de onde vinham chás, cafés e especiarias que enchiam as prateleiras e enfeitavam as montras. Era o mundo a caber numa mercearia, num tempo em que o Porto se abria ao comércio global.
António Reis, vindo da Vila da Feira, trouxe para a cidade o espírito do comerciante que não conhece limites. Com fato à medida, chapéu e flor na lapela, foi muito mais do que um negociante – foi um pilar da sua comunidade. Vendeu fiado a quem precisava, e os registos desse gesto ainda estão guardados em livros que hoje contam histórias de cumplicidade e confiança, com dívidas que resistem ao tempo como memórias.
O legado passou ao seu filho, que cresceu entre os aromas da loja e os sons das ruas do Porto. Seguiu as pisadas do pai, adaptando a oferta, sem nunca esquecer as raízes. Hoje, a Pérola é conhecida pelos seus chás, cafés, vinhos do Porto, frutos secos, biscoitos, ginjinha, enchidos, conservas e o mítico Queijo Serra da Estrela DOP.
Apesar do passar dos anos, a loja mantém-se fiel às suas origens. É um dos marcos do programa “Comércio com História” da Câmara Municipal do Porto, um testemunho vivo de uma era que teima em resistir à pressa dos dias modernos.
Visitar a Pérola do Bolhão é fazer uma viagem no tempo, é sentir o pulsar da cidade antiga que nunca perde a alma. Como disse o famoso chef Jamie Oliver, “é encontrar um pedaço de história viva, num cenário que julgava já não existir.”
Morada e Contactos
Rua Formosa 279-281, 4000-252 Porto
+351 916 874 368
(Chamada para a rede móvel nacional)